Novo presidente da CTNBio tem trajetória pró-transgênicos
O defensor dos transgênicos, Edilson Paiva provocou revolta por ter afirmado que uma pessoa poderia beber sem problemas glifosato, fertilizante usado em variedades de soja geneticamente modificadas. Paiva, que tem comportamento agressivo, é visto como uma pessoa bio-desagrável e indigesto.
Os movimentos contrários aos transgênicos estão revoltados com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (PSB, por ter escolhido Edilson Paiva com o novo presidenteda Comissão Técnica Nacional deBiossegurança (CTNBio). Pesquisador da divisão de Milho e Sorgo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agrônomo exercia, até dias atrás, a vice-presidência da comissão e foi o mais votado na lista tríplice encaminhada ao ministro, pasta a que a comissão é vinculada.
Edilson Paiva é conhecido por querer rapidez à aprovação de novas variedades de transgênicos e, quando relator, sempre se manifesta favoravelmente às liberações. Na CTNBio, vê-se a escolha de Paiva como uma continuidade da atual gestão, responsável pela liberação de 18 variedades de organismos geneticamente modificados (OGMs).
Nenhum comentário:
Postar um comentário