sábado, 13 de fevereiro de 2010

ONCOLOGISTAS AUSTRALIANOS CRITICAM A QUIMIOTERAPIA

Um importante artigo foi publicado no jornal Clinical Oncology (Oncologia Clínica). Esta meta-análise, intitulada “A Contribuição da Quimioterapia Citotóxica para 5 anos de sobrevida nas Malignidades em Adultos” propõe-se a quantificar e a avaliar exatamente o benefício real conferido pela quimioterapia no tratamento de adultos que possuem os tipos mais comuns de câncer. Embora o artigo tenha atraído alguma atenção na Austrália, o país nativo do autor desse artigo, foi acolhido com silêncio completo neste lado do mundo.

Todos os três autores do artigo são oncologistas. O autor líder, Professor Associado Graeme Morgan, é oncologista especializado em radioterapia no Hospital Royal North Shore de Sydney. O Professor Robyn Ward é medico oncologista na Universidade de New South Wales/ Hospital Saint Vincent. O terceiro autor, Dr. Michael Barton, é oncologista especializado em radioterapia e membro da Collaboration for Cancer Outcomes Research and Evaluation (Colaboração para Avaliação e Pesquisa dos Resultados do Câncer) do Serviço de Saúde de Liverpool em Sydney. O Professor Ward também é membro da Therapeutic Goods Authority of the Australian Federal Department of Health and Aging (Autoridade de Boas Terapêuticas do Departamento Federal Australiano de Saúde e do Envelhecimento), órgão oficial que recomenda ao governo Australiano sobre a conformidade e a eficácia dos medicamentos a serem incluídos na Pharmaceutical Benefits Schedule (PBS) (Programa de Benefícios Farmacêuticos) da Austrália – em termos aproximados, o equivalente ao FDA (Food and Drug Administration) dos EUA.

Seus estudos meticulosos foram baseados na análise dos resultados de todos os testes clínicos aleatórios controlados (RCTs) realizados na Austrália e nos EUA que relataram um aumento estatístico significativo na sobrevida de 5 anos devido ao uso da quimioterapia em malignidades de adultos. Os dados selecionados foram extraídos dos registros de câncer australianos (Australian cancer registries) e dos registros da US National Câncer Institute´s Surveillance Epidemiology and End Results (SEER) (Vigilância Epidemiológica e Resultados Finais do Instituto Nacional de Câncer dos EUA) (abrangendo o período de Janeiro de 1990 até Janeiro de 2004.

Sempre que os dados não eram confiáveis, os autores pecaram deliberadamente para superestimar o benefício da quimioterapia. Mesmo assim, o estudo concluiu que, no total, a quimioterapia contribuiu somente com 2% para melhora da sobrevida de pacientes com câncer.

Contudo, apesar da evidência estruturada da falta de efetividade da quimioterapia em prolongar a sobrevida, os oncologistas continuam a apresentar a quimioterapia como uma abordagem racional e promissora no tratamento do câncer.

"Alguns médicos ainda permanecem otimistas que a quimioterapia citotóxica melhorará significativamente a sobrevida dos pacientes com câncer”, escreveram os autores em sua introdução. “Entretanto, apesar do uso de drogas novas e onerosas, de uso único ou combinado, para melhorar os índices de resposta ... houve pequeno impacto no uso de tratamentos mais recentes" (Morgan 2005).

Os autores australianos continuam: "... em câncer de pulmão, a mediana de sobrevida aumentou somente 2 meses (durante os últimos 20 anos) e obteve-se um benefício de sobrevida geral de menos de 5% no tratamento adjuvante do câncer de mama, cólon, cabeça e pescoço”.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Visando uma vida saudável, eis os vinte bons conselhos

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :
1- um copo de suco de laranja
diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- adotar a regra dos 80%:
servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- LARANJA o futuro está na laranja,
que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris .
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico:
100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard MedicalSchool; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
18- reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o câncer) que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar a área reservada a elas, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tupperware escuro e bem fechado.
19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de gergelim nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida.
O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,
que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos
queridos e mais amargos.
- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas
mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida.
'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma de viver e
o costume a tornará agradável'!
"Crie bons hábitos e torne-se escravo
deles, como costumamos ser dos maus
hábitos"


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Brasil para o Povo brasileiro



(*) Hasiel Pereira

O Líder do Quilombo dos Palmares, em 1695, reuniu mais de 2000 palmarinos (nativos de palmares), e invadiu povoados de Pernambuco em busca de armas e alimentos. Antônio Soares, um dos líderes das tropas palmarinas, foi capturado e em troca de sua liberdade entregou ao bandeirante André Furtado de Mendonça, o esconderijo de Zumbi

Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695. É uma data emblemática para nós brasileiros que ainda estamos neste processo de construção da nossa Nação. São histórias de resistência como esta e tantas outras como a Guerra de Canudos, Contestado, Coluna Prestes e as do regime militar dos anos 60 e 70, que ao longo do século mobilizaram grupos e partidos invariavelmente formados por minorias de ideologia de esquerda que lutavam por causas nacionalistas.

Lembro este episódio para retratar um pouco da nossa biografia. Pois foi no dia 21 de novembro de 1971, por volta das 16 horas, no Largo do Paissandu, no ponto de ônibus do bairro da Freguesia do Ó, em São Paulo, quando eu, Hasiel Pereira e a Dra. Clair da Flora Martins fomos presos pelo Delegado Sérgio Paranhos Fleury e sua equipe. Fomos conduzidos algemados para o DEOPS da capital paulista.

A acusação que recaia sobre nós era a de que militávamos no Partido de Ação Popular, partido conhecido como AP que operava na clandestinidade combatendo a ditadura militar naqueles anos de chumbo. Por isso, fomos seqüestrados, sem direito a defesa, sem se comunicar com a família ou com companheiros, e durante 32 dias fomos barbaramente torturados.

O sonho da nossa geração era a de reconstruir um país com amplas liberdades democráticas, com anistia para os perseguidos e presos políticos, com o fim da censura e com o voto livre para elegermos nossos dirigentes municipais, estaduais e nacionais. Enfim com um Brasil em pleno Estado de Direito. Conquista que hoje desfrutamos. Viva, portanto, a democracia. Ela é o ponto de partida para qualquer projeto de libertação de um povo, no caso, o valoroso povo brasileiro.

O Brasil vem avançando, aos trancos e barrancos, nesses 30 anos pós - anistia de 79 e 26 anos do movimento das Diretas Já. Presidentes e Governadores foram eleitos pelo voto popular. Um descambou para a corrupção, sendo cassado; outro, entregou de mão beijada as riquezas brasileiras para as grandes corporações nacionais e internacionais. E ainda por cima endividou profundamente o nosso Brasil, tirando a dívida pública interna de 62 bilhões em 500 anos de nação para 1 trilhão. Esta é maior obra de FHC e o PSDB na presidência do Brasil, juntamente com a doação do patrimônio público, a exemplo da doação privatização da Vale do Rio Doce!

Para ficar em apenas dois exemplos. Em âmbito nacional foi doado a Vale do Rio Doce pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Na esfera estadual foram entregues de graça para a iniciativa privada o Banestado e as nossas rodovias paranaenses pelo pior governador deste estado, o senhor Jaime Lerner.

Em contrapartida a democracia representativa também experimenta gestões extraordinárias marcada por avanços nas áreas sociais e políticas, como se verifica nos governos de esquerda de Roberto Requião e de Lula. Este, de Lula, ainda escravo da agiotagem nacional e internacional, com os banqueiros deitando e rolando sobre a economia brasileira.

É neste contexto que surge das entranhas do PMDB velho de guerra, incentivado por Presidentes de 15 diretórios regionais, o lançamento da pré-candidatura do governador Roberto Requião à presidência da República em 2010. E outra vez a data é muito simbólica para nós: 21 novembro de 2009.

Brasil Urgente, Requião Presidente!,Como dizia o cancioneiro Geraldo Vandré: "quem sabe faz a hora não espera acontecer...". Aliás, tal projeto Requião Presidente – já integra a pauta da política nacional. Projeto consistente que vem sendo idealizado por excelentes engenheiros políticos desde o remoto ano de 1978 quando na rua Vicente Machado, sob à benção de Dona Lucy, nascia um movimento político apoiado por Maurício, Eduardo, Walace e os mais diversos companheiros dos movimentos sociais, iniciando se nesta caminhada as vitórias e mais vitórias que se somam na biografia de Roberto Requião.

Com José Richa, governador, Requião se elege Deputado Estadual, como resultado de uma brilhante campanha envolvendo intransigente apoio dos movimentos populares. Para em seguida, através destas mesmas forças sociais, ser o primeiro prefeito de Curitiba eleito através de eleições diretas pós ditadura militar, em 1985.Sempre contando com o engajamento de amigos e lideranças como José Maria Correa, Ivan Ribas, Paulo Furiatti, Acir Mezzadri, Clair da Flora Martins, Marlene Zanin, Maurício Fruet, Ricardo Rodrigues, Waldir D'Angelis Claudio Fajardo, Maristela Requião, Mariza Vilela, Romeu Bertol, Stênio Jacob, Hudson Calefe, Nizan Pereira e este escriba, Hasiel Pereira, entre tantos outros valorosos companheiros e companheiras.

Militância política que - mais do que nunca - unida com o povo paranaense continua perfilada nas trincheiras requianistas e nas vitoriosas campanhas que se sucederam para o Senado da República e nos três formidáveis mandatos como governador deste Estado.

Agora neste momento em que abre se a perspectiva de termos Roberto Requião candidato à Presidência da República faz-se urgente uma mobilização dos paranaenses para obtermos mais uma vitória na convenção nacional do PMDB e na seqüência consolidar a caminhada rumo à Presidência da República – BRASIL URGENTE.

Sobre uma plataforma viável, sobre um projeto nacional de Governo impõe e unir empresários e trabalhadores, partidos que apostam em avanços sociais e políticos comprometidos com a ética e com um amplo programa de governo voltado para construção de um Brasil Nação.

Temos que contar com a força de intelectuais, artistas, negros, índios, brancos, empresários e políticos brasileiros para consolidarmos mais uma batalha. Precisamos da articulação de um ex-governador Jaime Canet ajudando com sua experiência e competência a arregimentar as forças vivas deste Estado e deste Brasil. Precisamos de estrategistas como Mangabeira Unger e Marcos Arruda à frente de um amplo programa de Governo para nosso país. Precisamos e contaremos com a presença dos movimentos populares do Norte, Nordeste, Centro, Sudeste e Sul engajados nesta bandeira: Requião Presidente.

"Vai passar pela avenida um samba popular, cada paralelepípedo da velha cidade vai se arrepiar ao lembrar que por aqui passaram tantos carnavais...", como bem diz a canção de Chico Buarque, temos certeza que este nosso povo, todos nós, vamos nos apoderar da nossa própria história.

A população, neste momento, quer alternar o poder central e quer que guinada seja ainda mais para esquerda e convoca a coragem e a ousadia para este próximo desafio: que os programas de governo transformados em políticas sociais. Quer que o jogo seja duro no combate permanente e sistemático contra a corrupção e contra a ganância dos banqueiros.

O Brasil quer um mercado interno forte e a preferência de governar para aqueles que mais necessitam do braço solidário do poder público: a população mais pobre. O país quer acabar com esta estupidez da destruição contínua da nossa riqueza natural. A Nação quer o Pré- Sal como patrimônio inalienável do povo brasileiro.

Estas alternativas se alinham em Roberto Requião, onde tais qualidades são inerentes à sua pessoa, conforme a própria história está ai para testemunhar.

Portanto, com o projeto Requião Presidente iremos construir um extraordinário país. Viabilizado esta candidatura na convenção do PMDB, ganharemos as ruas apresentando o projeto Brasil Nação e o debate ganhará a mente o coração dos nossos irmãos brasileiros.

"Nos anos de chumbo da Ditadura Militar o PMDB esteve nas ruas lutando fundamentalmente para a derrota daquele regime opressor. Hoje somos o maior partido do Brasil, todos os diretórios estaduais do PMDB QUEREM CANDIDATURA PRÓPRIA, e é bom que todos saibam, temos uma pré-candidatura à presidência da República sim". Palavras do presidente estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi, ao comentar o Encontro Nacional de Lideranças do PMDB no último sábado (21) em Curitiba.

"E esta pré-candidatura é a do governador do Paraná, Roberto Requião". Temos certeza que no próximo ano quando da data em que estaremos comemorando o Dia de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro, o país estará vibrando esperançoso com a vitória de Roberto Requião Presidente da República do Brasil.

E a todos nós que demos um tanto do nosso suor, do nosso sangue, da nossa vida na luta pela redemocratização de nosso país, olharemos para o futuro e diremos que valeu, valeu a pena lutar!

Viva a Democracia! Viva o Povo Brasileiro! Brasil Urgente Requião Presidente!

(*) Hasiel Pereira é coordenador Político do PMDB